Quando três amigos compartilham idéias e gostos em literatura, música e entretenimento e resolvem investir em algum projeto, as chances de se produzir algo realmente bom são muito grandes. Especialmente se esses amigos têm o talento de Stefano Maglovsky (tecladista e vocalista), Marcos Loureiro (guitarrista) e Adriano Gomes (baixista). Prova disso são os projetos musicais "Enjoy" e "Woespleen", formados por esses três músicos.
Em agosto de 2000 Marcos Loureiro se junta ao amigo Stefano Maglovsky para formar uma banda. A idéia é criar um som que una as influências dos dois com contemporaneidade: linhas de teclado sequenciados, baterias eletrônicas interagindo com guitarras distorcidas, baixo e bateria acústica. Após alguns meses de experiências e composições, o duo começa a achar o próprio estilo. Ainda sem nome, a banda começa a procurar um baixista.Após alguns testes, o baixista Adriano Gomes entra para a banda, em dezembro de 2000. Em 2001 outro amigo entra para a banda. Lucas assume a bateria e fica por sete meses, antes de montar uma outra.
A partir de então a bateria passa a ser exclusivamente eletrônica. Os gêneros musicais preferidos por cada um deles varia tanto quanto aprimoram sua sintonia. Enquanto Marcos Loureiro prefere bandas como "Yes", "In The Woods", "Faith No More", "Theatre Of Tragedy", a preferência de Stefano Maglovsky é pelos grupos do underground gótico e eletrônico dos anos 80, como "Joy Division", "Bauhaus", "Clan Of Xymox", "Cocteau Twins", "Roxy Music", "Kraftwerk", "New Order" e "Depeche Mode". Já Adriano Gomes está ligado tanto a grupos contemporâneos como "Radiohead", "Mercury Rev", "Primal Scream", "Nine Inch Nails" quanto a clássicos como "The Smiths"e "The Beatles".
Da literatura apreciada por todos eles, que inclue nomes como Shakespeare, Goethe, Baudelaire, William Blake, Camus e Michael Ende, vem a inspiração para as composições próprias. Destas influências veio também um nome para a banda. Woespleen surge a partir de duas idéias principais: Woe – aflição shakesperiana (Tales of Woe), e Spleen – angústia baudeleriana (Spleenétiques), que tornou-se o mito dos malditos.
Ainda compondo e evoluindo musicalmente, o trio recebe um convite de uma amiga para tocar em um Café, em meados de 2001. Como as músicas de composição própria não seriam adequadas, a banda cria um projeto paralelo, batizado de "Enjoy", para tocar covers,
principalmente "Depeche Mode" (daí o nome "Enjoy", de "Enjoy The Silence" e de "Joy Division", grandes influências da banda), "New Order" e "Kraftwerk", entre outros. Os teclados são sequenciados e a bateria é eletrônica, programada por Stefano, que assume os vocais principais. A partir daí o trio começa a fazer shows como "Enjoy", tocando não só em Cafés, como em lugares clássicos da noite de Belo Horizonte, como Matriz, A Obra, Lugar, Lebbeus, Josefine, e também no interior de Minas Gerais.
Mesmo fazendo shows exclusivamente cover, Woespleen continua compondo músicas próprias, no estilo dark wave, com influências de bandas góticas e clássicas do underground dos anos 80 e ensaiando.
Em 2002, usando o nome Enjoy, que já era conhecido pelo público, o trio grava um single independente com duas músicas no estúdio Engenho, produzido pela própria banda e por André Cabelo. As músicas deste primeiro single são intituladas "Analog" e "From Your Favourite Fiend" (esta última encontra-se disponível no site www.carcasse.com – cortesia de Cid Valle Ferreira e em mp3 na Nocturnal Homepage no endereço www.nocturnal.ezdir.net ).

Agora o trio tenta mostrar o trabalho próprio sem abandonar totalmente as interpretações de músicas de bandas que são tão importantes e influentes. De qualquer maneira, seja um cover perfeito, executado com precisão pelo Enjoy, ou alguma das composições únicas que só o talento e a criatividade do Woespleen pode nos proporcionar, uma coisa é certa: onde quer que esses três amigos se apresentem a diversão e a satisfação são garantidas.

Delei!
fonte: release da banda

Fotos:
Veja fotos da apresentação na casa noturnal Matriz, durante o evento Câmara Obscura.
Clique na foto para amplia-la.

Para ver mais fotos desta apresentação, vá em "Eventos" e depois em "Câmara Obscura". Ou clique aqui.

Download:
From Your Favourite Fiend - Enjoy / Woespleen
Enjoy_-_From_Your_Favorite_Fiend.mp3 (2,67 MB)

Este arquivo está disponível para download com a autorização dos detentores dos direitos autorais.
Arquivo no formato .MP3 compactado no formato .ZIP. É necessário decompactar este arquivo antes de executá-lo.


Anterior

Início

Principal

Design e edição: Delei! - Webmaster
Nocturnal Home Page

 ©Copyright 2001 - Todos os direitos reservados -