The Sisters Of Mercy


The Sisters Of Mercy tiveram seu início em 1980, na cidade de Leeds, Inglaterra, como um duo: Andrew Eldritch (Andrew Taylor - 15.05.1959) como baterista e Gary Marx (Mark Pearman) como guitarrista, por acaso Andrew resolve deixar as baquetas de lado para assumir os vocais, mas não colocando outro músico em seu lugar, e sim uma bateria eletrônica, batizada de “Doktor Avalanche”. O primeiro lançamento seria o single “Damage Done”, lançado pelo próprio selo do grupo “Merciful Release”. Somente após 06 meses é que resolvem buscar novos músicos para tocarem ao vivo, seriam: Benn Gun: como segundo guitarrista, e para o baixo: Craig Adams, que por acaso morava em cima da mesma Química onde os outros moravam, um fanático por cerveja e Motorhead. Seus covers denunciam suas influências: 1969 (The Stooges); Sister Ray ( Velvet Underground); Gimme Shelter (Rolling Stones) essa versão “capaz de enviar calafrios” aos corpinhos de Jagger e Richards, Teachers ( Leonard Cohen). Sisters Of Mercy é o titulo de uma música de Leonard Cohen, provavelmente daí que Eldritch tirou o nome da banda.

Até 1983 o grupo lança por conta própria diversos singles, até o Ep Reptile House. Em 1984 Benn Gun deixa o grupo, e é substituído por Wayne Hussey (Jerry Lovelock - 26.05.1958), ex-guitarrista do Dead Or Alive, mas continuam o ano em turnê, nesse tempo são contratados pelo selo Elektra, atual East West, um dos braços da Multinacional Warner.
O primeiro álbum completo sairia em março de 1985 com o título de “First And Last And Always”, para muitos o melhor momento da banda até hoje, incluindo a formação favorita dos fãs. Nesse álbum Wayne Hussey se tornou o principal compositor dos Sisters, mas com Eldritch continuando a escrever todas as letras e se mantendo como mentor do grupo. Na turnê de divulgação que se segue, ocorrem diversos fatos que marcariam a carreira da banda. O guitarrista e co-fundador Gary Marx se desentende
com Eldritch e é o primeiro a abandonar o barco, mas a relação que estava em maior tensão era entre Hussey e Eldritch, pois as divergências pessoais e musicais estavam se tornando cada vez mais insuportáveis para ambos. Hussey por sua vez buscava cada vez mais espaço dentro da banda, chegando até mesmo a cantar. As composições feitas por Hussey para o próximo lançamento dos Sisters não agradaram a Eldritch, que sentiu definitivamente que as coisas não estavam seguindo seu rumo preferido. A separação era inevitável. Quanto aos shows ao vivo, na última data da tour, Eldritch trocou seu habital “Good Night” por um “Good Bye”, somente em 1990, ou seja, somente após 05 anos desta data é que a banda viria a se apresentar ao vivo novamente.
A principio ambas as partes concordaram que não usariam o nome The Sisters Of Mercy, mas a dupla dissidente Hussey, e também o baixista Craig Adams que o acompanhou, após terem algumas demo tapes recusadas por algumas gravadoras, resolveram criar um nome que os ligassem ao Sisters, o nome seria Sisterhood, com esse nome chegaram até a fazer alguns shows. Por outro lado também era o nome do fã-clube dos Sisters, e essa opção não agradou a Eldritch, pois a achava que eram direitos que deveriam ser barrados, e que os antigos membros não teriam direito a utilizar o nome Sisterhood. Não havia nada que Eldritch pudesse fazer, a não ser se tornar “Sisterhood” antes deles, e foi exatamente isto que fez, registrando o nome e lançando um single: Givin Ground, e um álbum “Gift” (que significa “Veneno” em alemão), no qual não canta, apenas cuidando da parte de programação eletrônica, mas com vários convidados no projeto, Patrícia Morrison (14.01.1962), Alan Veja, Lucas Fox e James Ray, e lançado pelo selo Rough Trade. Mesmo assim essa briga acabou nos tribunais, por fim a dupla dissidente batizou sua banda como The Mission, que também conheceu o sucesso.
Com o nome The Sisters Of Mercy, o retorno se da em 1987 com o álbum Floodland, como formação Eldritch posando ao lado da baixista californiana Patrícia Morrison, além claro de Doktor Avalanche. Com estilo diferente do disco anterior, em destaque hinos imortais como “Dominion/ Mother Rússia”, “This Corrosion” que alcançou o top ten Norte Americano, mas a faixa mais radical é: 1959 (ano de nascimento de Eldritch) que foi feita em homenagem a uma fã que enviou a sugestão por carta a Eldritch de uma balada voz/ piano. No formato cd do álbum foram incluídas como bônus as músicas Torch e Colours, esta última originalmente lançada em “Gift”, mas agora com a voz de Eldritch.
Em 1990 os Sisters lançam mais um disco: “Vision Thing” num estilo no qual pode-se definir como o encontro do Gothic Rock com o Hard Rock, por um lado Vision Thing é a música mais rápida e pesada que a banda já fez, When You Don’t See Me é um autêntico Hard Rock, adrenalina em Doctor Jeep, e em destaque a sinfônica “More”. Como formação desta vez uma banda completa: Tim Bricheno: guitarra (06.07.1963 - ex- All About Eve); Andréas Bruhn: guitarra (11.05.1967); Tony James: baixo (ex-Sigue-Sigue Sputnik), Eldritch e.....Doktor Avalanche. Com essa formação o grupo se apresentou em 90 aqui no Brasil, em São Paulo-SP os shows ocorreram no extinto “Projeto SP”, além de shows em Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Infelizmente para os fãs, após este disco a banda entra num sério embate com sua gravadora, e na década de 90 somente foram lançadas duas coletâneas: Some Girls Wander By Mistake (uma copilação dos primeiros Ep’s) e um Greatest Hits da banda, incluindo uma canção inédita: “Under The Gun”, que originalmente seria incluída na trilha sonora do filme “O Corvo”. Nesse tempo Eldritch declarou que só lançaria um novo disco dos Sisters após que o problema com a East West fosse resolvido, porém o contrato exigia ainda que mais um álbum fosse lançado com o nome The Sisters Of Mercy. Após uma briga de 05 anos, chegou-se a um acordo, em 1997 Eldritch gravou um trabalho com um outro nome, o titulo de “SSV” Screw Shareholder Value: Go Figure, o estilo, o próprio cantor definiu sendo como “música eletrônica sem bateria”, e no qual como propositalmente mal feito, com a intenção de somente encerrar seu contrato com a gravadora.
Todos os anos os Sisters tem feito shows, e de 97 para cá algumas tours maiores ocorreram, apareceram, nos shows, novas canções como: Romeo Down, Summer, Will I Dream, (We are the same) Suzanne, etc...
No momento uma nova tour já está agendada para fevereiro e março/2001 com o titulo de Exxile on Euphoria, e fala-se inclusive num novo lançamento, este que tem causado uma grande expectativa nos fãs, para não dizer uma verdadeira paranóia, afinal já se passaram mais de 10 anos do último disco. A atual formação conta com Adam Pearson: guitarra e baixo (na banda desde 1993), e Mike Verjak: guitarra, além de Eldritch e do famigerado Doktor Avalanche.

Discografia:




Anterior

Início

Principal



Design e edição: Delei! - Webmaster

Nocturnal Home Page

 ©Copyright 2001 - Todos os direitos reservados -