Joy Division

O quarteto Joy Division foi formado na cidade inglesa de Manchester em 1977.A formação inicial contava com Ian Curtis nos vocais e letras, Bernard Sumner (Bernard Albrecth) guitarra e teclados, Peter Hook no baixo e Steven Morris na bateria.A vontade de formar uma banda surgiu depois que Hook e Sumner assistiram a um show dos Sex Pistols. Empolgados com a fúria punk aprenderam a tocar em algumas semanas e convidaram Curtis e Morris(antes de chegar a este experimentaram vários bateristas sem sucesso) para formar uma banda.
A primeira apresentação da banda com esta formação foi em maio de 1977 no Electric Circus, ao lado de The Buzzcoks e Penetration, ainda com o nome de Warsaw, nome escolhido devido a uma música de David Bowie ("Waszawa"). E foi com este mesmo nome que gravaram o primeiro registro em vinil, a faixa "At Later Date ", incluída no EP "Short Circuit" em 1978. Dois meses mais tarde eles gravam uma demo de quatro músicas chamada "An ideal for Living", lançada em junho de 1978 pela Enigma Records.Somente mais tarde é que passam a adotar o nome pelo qual ficaram conhecidos (Joy Division) inspirados nos "departamentos do prazer", setores dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra onde os alemães mantinham as mulheres judias que eram estupradas e obrigadas a se prostituir.
O nome foi escolhido por Ian Curtis (um obcecado por tudo que fosse alemão)baseado no livro "The House Of Dolls" que descrevia as atrocidades nazistas.O nome da banda e uma menção ao carrasco nazista Rudolph Hesse, registrado num disco ao vivo fizeram com que alguns críticos associassem o quarteto à ideologia de Hitler.

Apesar da inicial influência punk o som do grupo era sombrio como Manchester.Onde os punks eram fúria e destruição, a "Divisão do prazer" era solidão,angústia e desespero,letras ácidas e melodias soturnas num estilo que faria escola dentro do movimento chamado pós-punk.A presença em primeiro plano do baixo alto e distorcido de Hook e da bateria de Morris, efeitos de cena sombrios,a presença gélida de um teclado e a dança maníaca de Curtis tornaram as apresentações do Joy Division únicas.
O primeiro show já como Joy Division aconteceu em 25 de janeiro de 1978 no Pip´s Disco em Manchester.
O EP, somado a outras performances ao vivo acaba atraindo a atenção de Tony Wilson que estava montando a sua gravadora independente, a Factory Records.
Sendo assim, foram convidados a participar de uma coletânea da gravadora,o EP "A Factory Sample" com duas músicas :"Digital" e "Glass".
Em junho de 1979, sai o primeiro álbum, "Unknow pleasures". Em outubro saem os singles "Atmosphere" e "Transmission".As letras e o carisma de Ian Curtis chamam a atenção tanto do público quanto da crítica.Em abril de 1980, o single de "Love Will Tears Us Apart" é lançado e eles alcançam um sucesso estrondoso chegando pela primeira vez ao Top 20 britânico.
Entretanto vários shows na Europa acabam sendo cancelados devido ao estado de saúde de Ian Curtis, que sofria de epilepsia e que devido ao excesso de shows marcados tinha piorado e muito o seu estado de saúde.
A banda completa os trabalhos para o segundo álbum Closer que lançado logo a seguir atinge a sexta colocação na parada britânica.São feitos planos para uma turnê americana de três semanas.Mas no dia 18 de maio, apenas quatro dias antes do grupo voar para a América, Ian Curtir depois de voltar de uma sessão de cinema, enforca-se em sua casa em Macclesfield.A depressão e outros fatores encerraram precocemente a carreira de um fantástico músico e um grupo apenas no início de sua jornada.Curtis infelizmente não viveu para ver como a sua mensagem influênciaria a música e a juventude pelas décadas que se seguiriam.Após a morte de Curtis, Sumner,Hook e Morris (mais a tecladista Gilian Gilbert) seguiriam carreira como New Order, conseguindo assim exorcizar o fantasma do suicídio de Curtis.
Porém a discografia do Joy Division não iria morrer ali.Aos poucos foram sendo descobertos novos materiais que foram lançados posteriormente.O álbum Still que continha sobras de estúdio e o último concerto do grupo,um show realizado em 02 de maio de 1980 em Birmingham(Inglaterra) foi lançado em 1981.Também saiu o vídeo collection "Here are the Young Men".Sete anos mais tarde seria a vez de Substance.
Outros lançamentos e coletâneas vieram a seguir, como "Permanent:Joy Division 1995"(1995), a box set "Heart And Soul" de 1997, "The Fractured Music Archive Volume One" de 1999, "The Complete BBC Recordings(2000)" e "Fractured Music Archive Volume Two"(2001).


Discografia:

Álbuns:

UNKNOWN PLEASURES, 1979
CLOSER, 1980
STILL, 1981
SUBSTANCE, 1988
THE PEEL SESSIONS, 1990
PERMANENT: JOY DIVISION 1995 , 1995
WARSAW, 1995
HEART AND SOUL (box set com 4 CDs), 1997
WAREHOUSE Preston 28 February 1980, 1999
The Fractured Music Archive Volume One ,1999
THE COMPLETE BBC RECORDINGS ,2000
The Fractured Music Archive Volume Two, 2001

Singles:

AN IDEAL FOR LIVING , 1978
TRANSMISSION, 1979
LICHT UND BLINDHEIT , 1980
KOMAKINO , 1980
LOVE WILL TEAR US APART, 1980
SHE'S LOST CONTROL / ATMOSPHERE , 1980
THE FIRST PEEL SESSION , 1986
THE SECOND PEEL SESSION, 1987
ATMOSPHERE (1988)
LOVE WILL TEAR US APART (1995)


Para saber mais sobre Joy Division, visite um dos Sítios (Websites) indicados na nossa página de Links!

Anterior

Início

Principal


Design e edição: Delei! - Webmaster
Nocturnal Home Page

 ©Copyright 2001 - Todos os direitos reservados -